Para o consultor Maximiliano Carlomagno as empresas precisam inovar continuamente
Com inovação é possível melhorar uma empresa mesmo num momento de baixo desempenho econômico. Foi assim que o consultor Maximiliano Carlomagno concluiu a palestra na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta quarta-feira. Carlomagno, que também é sócio-fundador da Innosciense, empresa gaúcha especializada em inovação e estratégia empresarial, falou sobre "Os sete mitos da inovação na crise".
Entre os mitos desmentidos pelo palestrante, estão que a crise é momento de olhar para dentro, de cortar investimentos em inovação e de focar-se apenas no negócio central. O consultor defende as ações inovadoras como saídas para melhorar o desempenho financeiro durante e depois da crise, mas afirma que há um mal entendido à respeito do conceito de inovação.
— Não pode ser só algo novo, pois isso se chama invenção. Inovações têm que gerar resultado significativos na economia da empresa. E têm que acontecer de forma contínua porque até isso é copiado pelas outras empresas — afirma o consultor.
As empresas inovadoras, segundo Carlomagno, conseguem resultados até 50% melhores do que as que não inovam. Para se ter um ambiente propício a inovação, ele ressalta que é necessário o desenvolvimento de uma cultura mais aberta ao erro, alta diversidade entre os funcionários e avaliação das lideranças conforme elas contribuem para a inovação de suas empresas.
Fonte: Pioneiro. Caxias do Sul
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Concordo plenamente.
Postar um comentário