quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nova tecnologia impede que baterias explodam


SÃO FRANCISCO - Uma nova tecnologia que impede baterias de lítio de soltar faíscas ou explodir em laptops e celulares deve chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2010.


A invenção, chamada de Stoba, foi desenvolvida no Instituto de Pesquisa de Tecnologia Industrial (da sigla em inglês ITRI), organização nacional de pesquisa de Taiwan.


Quando as baterias de íons de lítio geram curto-circuitos internos, elas podem rapidamente se aquecer e chegar aos 932 graus centígrados, consequentemente emitindo faíscas ou explodindo.

O Stoba fica entre os pólos negativo e positivo da bateria e quando ela atinge os 130 graus centígrados ele se transforma de um material poroso em uma película que anula a reação.


"Colocamos um material totalmente novo na bateria", explica Alex Pang, principal pesquisador responsável pelo estudo, que levou mais de quatro anos para ser concluído.


Pang disse que as fabricantes de baterias em Taiwan estão em estágio de testes e esperam colocá-la no mercado no início do ano que vem.O pesquisador também afirmou que o Stoba aumentará em apenas 2% ou 3% o custo das baterias.


Os prováveis consumidores da nova tecnologia incluem Sony, HP, Acer, Apple e Nokia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário