quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dinheiro extra para inovação

Dinheiro para invação
Empreendedores com propostas diferenciadas e inéditas podem ser beneficiados com dois incentivos lançados recentemente e que poderão dar o gás necessário para impulsionar o negócio. São eles Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) e o Inova Pequena Empresa RS.

O Prime é um projeto criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com o objetivo de apoiar empresas nascentes inovadoras no Brasil. As selecionadas receberão R$120 mil (não reembolsáveis) para ser utilizado em recursos humanos qualificados _ pró-labore de até dois sócios e um Gestor de Negócios _ e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídico, financeiro, certificação, custos etc.

Luis Humberto de Mello Villwock, coordenador geral do Prime na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o programa é importante porque o Brasil, apesar de ser um país empreendedor, tem os mais baixos índices de inovação:

_ Há muitas empresas parecidas no país, e este programa pretende investir no diferencial tecnológico, social, de produtos, processos e definições de estratégias de novos mercados.

O Inova Pequena Empresa RS é uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) que disponibilizará R$ 13,3 milhões para investimentos não reembolsáveis em inovação tecnológica à micro e pequenas empresas gaúchas.

As propostas devem atender aos setores de TI, couro, calçado e componentes, implementos agrícolas, agronegócio, comércio/serviços, móveis, automotivo/metal mecânico, cosméticos, têxtil e confecções, nanotecnologia, biotecnologia, energia, fármacos e fitoterápicos, saúde, programas estratégicos, desenvolvimento social, eletroeletrônico e microeletrônica. Além destes, também poderão ser apresentadas propostas nas áreas de Logística, Meio Ambiente e Qualidade e Produtividade.

_ A iniciativa irá disponibilizar, de forma pioneira, uma oportunidade para ampliação do processo de inovação tecnológica no universo das micro e pequenas empresas gaúchas, apoiando, consequentemente, o desenvolvimento econômico do Estado _ afirmou Paulo Tigre, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS e do Sistema Fiergs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário