sexta-feira, 27 de março de 2009

Produto do ano e AMPRO apostam na inovação

Hablitações e Certificados da Magalhães

A Produto do Ano Brasil anuncia a entrada da AMPRO (Associação de Marketing Promocional) em seu Comitê de ética. Para a Associação, a parceria garante mais um passo importante na conquista da valorização, desenvolvimento e fortalecimento do Marketing Promocional. “Esperamos que a participação no Comitê de ética da Produto do Ano possa proporcionar, antes de mais nada, uma relação baseada no “ganha-ganha-ganha”, ou seja, trabalharmos para que ganhe o fabricante, os formadores de opinião/a cadeia de distribuição e, principalmente, o consumidor final”, afirma Elza Tsumori, presidente da AMPRO.

Para Rui Amaral, diretor de marketing da Produto do Ano Brasil, “ a AMPRO traz uma grande contribuição ao Comitê de ética pela sua relevância no mercado de marketing brasileiro, só temos a ganhar”, afirma.

A inovação faz parte do processo de desenvolvimento. E, hoje, cada um dos profissionais que trabalham com Marketing são responsáveis pelo rumo da sociedade. “Costumamos trabalhar com a seguinte frase do Buckminster Fuller: “O melhor caminho para prever o futuro é desenhá-lo””, finaliza Elza Tsumori.

O Comitê de ética da Produto do Ano é formado por entidades associadas à indústria de grande consumo, entidades normativas de marketing, de inovação, e de pesquisa como IBOPE, ABA, INPI, ABMN, ANPEI e outras, a quem caberá a pré-seleção dos produtos que serão sujeitos à eleição do consumidor.

Perfil da AMPRO - A AMPRO – Associação de Marketing Promocional é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a busca da regulamentação, valorização, desenvolvimento e fortalecimento do Marketing Promocional no Brasil. é hoje a única entidade representativa do setor no país. Foi fundada em 29 de junho de 1993 e desde então possui seu Código de ética e Estatuto para estar totalmente alinhada com as melhores práticas do mercado atual.

O que é Produto do Ano – é um instrumento utilizado para lançar novos produtos no mercado. As marcas que concorrem ao Produto do Ano passam por um processo, onde as mesmas são analisadas por comitês ou júris e, na seqüência, pelos consumidores finais, por meio do maior estudo de mercado realizado em cada País. Os artigos eleitos são premiados anualmente e têm o direito ao uso do selo Produto do Ano em suas embalagens.

O prêmio Produto do Ano foi lançado na França, em 1987, pelo Groupe Management Europe. Atualmente 24 países europeus contam com a premiação, além da áfrica do Sul, Estados Unidos, índia e Israel. O Brasil foi o primeiro país na América Latina a participar de uma eleição Produto do Ano. Em 2009 o prêmio será estendido também à Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Irlanda, Japão, México, Rússia e Suécia. Com a adesão da China e Rússia em 2010, o Produto do Ano completa o ciclo dos países BRIC.

Nos países europeus, onde o Produto do Ano já é uma tradição, comprova-se que os artigos eleitos têm um expressivo aumento nas vendas entre 10% e 60%, ganhando espaço e capacidade de negociação junto às cadeias de varejo.

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